Políticas Editoriais

Âmbito

A APP é uma revista científica dirigida essencialmente a pediatras (vertente médico-cirúrgica) e a médicos em formação pós-graduada, podendo os respectivos conteúdos interessar a outros médicos e profissionais devotados à saúde da criança e adolescente inseridos no respectivo meio familiar e social.

A APP pretende abranger um vasto leque de temas sobre actualização em Pediatria, prática clínica, Pediatria Social, investigação, educação médica, controvérsias, normas de actuação, etc. Nesta perspectiva são adoptadas diversas modalidades de divulgação: editoriais, artigos originais, artigos de actualização em pediatria, resumos de apresentações em eventos científicos, notícias de reuniões, e espaço aberto a organismos devotados à criança e ao adolescente.

A revista científica Acta Pediátrica Portuguesa (APP) (ISSN 0873-9781), que se sucede à Revista Portuguesa de Pediatria e Puericultura e à Revista Portuguesa de Pediatria, é propriedade da Sociedade Portuguesa de Pediatria com responsabilidade administrativa da respectiva Direcção.

A publicação é trimestral. Os artigos publicados na Acta Pediátrica Portuguesa são disponibilizados de acordo com uma licença Creative Commons (Licença Creative Commons  Atribuição – Uso Não Comercial – Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0), excepto onde indicado.


A coordenação dos conteúdos científicos é da responsabilidade do corpo editorial da APP (Editores-Chefe, Editores Associados e Conselho Editorial).

Os textos publicados, não reflectindo necessariamente a política da SPP, são da responsabilidade dos seus autores.

Os manuscritos devem respeitar as normas de publicação e devem ser submetidas electronicamente através deste portal.

 

Políticas de Secção

Editoriais

Os Editoriais são da responsabilidade do grupo editorial ou solicitados por convite do editor-chefe e constituirão comentários sobre tópicos atuais ou sobre artigos publicados na revista. Não devem exceder as 1.200 palavras, um máximo de 15 referências bibliográficas e podem conter uma ilustração (tabela/quadro, figura). Não têm resumo.

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigo de Ponto de Vista

Não Seleccionado Submissões Abertas Não Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigos

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigo de Opinião

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigos Originais

O texto deve ser apresentado com uma Introdução, Métodos, Resultados, Discussão (e eventual, Conclusão), Agradecimentos (se aplicável), Referências, Tabelas e Figuras. Não deverão exceder as 4.000 palavras, excluindo referências e ilustrações (quadros/tabelas, figuras), seis ilustrações (tabelas/quadros, figuras) e 60 referências bibliográficas. O resumo destes artigos não deve exceder 250 palavras e deverá ser estruturado da mesma forma que o texto principal.

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Casos Clínicos

Artigo que corresponde ao relato de um caso clínico, ou a um conjunto de casos clínicos, com justificada razão de publicação (raridade, aspetos inusitados, evoluções atípicas, inovações terapêuticas e de diagnóstico, entre outras). O texto deverá ser apresentado com uma Introdução, a Descrição do Caso Clínico e Conclusão. O texto não deve exceder 2.000 palavras e 25 referências. Os Casos Clínicos não devem ter mais do que quatro ilustrações (tabelas/quadros, figuras). Devem incluir um resumo não estruturado, que não exceda 150 palavras, e que contextualize o caso e refira os seus pontos principais e conclusões.

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigos de Revisão

Preferencialmente, os artigos de revisão serão submetidos por solicitação pelo Editor; contudo, a título excecional, será possível a submissão de artigos de revisão preparados de acordo com as presentes normas de publicação. Estes artigos deverão conter um máximo de 4.000 palavras de texto, excluindo resumo, legendas de ilustrações (tabelas/quadros, figuras) e referências. Não devem ter mais do que seis ilustrações (tabelas/ quadros, figuras) e 75 referências. Deverão incluir um resumo.

Dois tipos de revisão podem ser publicados: as revisões sistemáticas ou quantitativas, que têm prioridade editorial, e as revisões bibliográficas, cuja metodologia não é especificada, mas que disponibilizam informação atualizada sobre um tema.

No caso das revisões sistemáticas, o resumo não deve exceder as 250 palavras e deve ser estruturado da mesma forma que o texto principal. As revisões bibliográficas devem incluir um resumo não estruturado que não exceda as 150 palavras e que inclua o objetivo, pontos principais e conclusões do artigo. Destinam-se a abordar de forma aprofundada, o estado atual do conhecimento referente a temas de importância das diferentes áreas da Pediatria, com interesse prático para profissionais de saúde dedicados a crianças e adolescentes.

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Casuística

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Séries de casos

Artigo que contém a descrição de séries de casos, numa perspetiva de reflexão sobre uma experiência particular de diagnóstico, tratamento ou prognóstico. O seu texto deve ser estruturado em Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão. Não deverão exceder 4.000 palavras, seis ilustrações (tabelas/quadros, figuras) e 60 referências. O resumo das séries de casos não deve exceder as 250 palavras e deverá ser estruturado da mesma forma que o texto principal.

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Recomendações e Normas de Orientação Clínica

A submissão de consensos e recomendações emanadas por Secções da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) ou sociedades afins a esta deverá ser feita pelos respetivos presidentes ou seus representantes, por contacto prévio do Conselho Editorial. A autoria será atribuída à Secção ou Sociedade em causa, devendo constar no final do texto a data da aprovação do documento, os nomes dos autores envolvidos na sua elaboração e respetiva afiliação institucional. O editor-chefe poderá colocar como exigência a publicação exclusiva das recomendações na Acta Pediátrica Portuguesa. Não necessitam de resumo.

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Cartas ao Editor

Deverão constituir um comentário crítico a um artigo publicado na APP ou uma pequena nota sobre um tema ou caso clínico. O texto não deverá exceder 600 palavras, uma ilustração (tabela/quadro, figura) e um máximo de 10 referências bibliográficas. Não necessitam de resumo. Devem seguir a seguinte estrutura geral: identificar o artigo (torna se a referência 1); justificar a sua redação; fornecer evidência (a partir da literatura ou a partir de experiência pessoal); fornecer uma súmula; citar referências. As respostas dos Autores devem respeitar as mesmas características. A atualidade das Cartas ao Editor está relacionada com a probabilidade da sua aceitação (submissão até quatro semanas após a publicação do artigo a que se referem).

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Imagens em Pediatria

A Imagem em Pediatria é um contributo importante da aprendizagem e da prática médica. Poderão ser aceites imagens clínicas, de imagiologia, histopatologia, cirurgia, entre outras. Podem ser enviadas até três imagens por caso. Consiste na descrição de um caso clínico de modo muito sucinto, incluindo os dados mais relevantes da anamnese, exame objetivo, eventuais resultados de exames laboratoriais e uma a três imagens elucidativas, com implicações no diagnóstico e/ou na atuação prática. Deverá incluir um título com um máximo de oito palavras e um texto com um máximo de 200 palavras. Não pode ter mais do que três autores e cinco referências bibliográficas. Não necessita de resumo. As imagens, a cores ou a preto e branco deverão ser de elevada qualidade e com valor didático. Além das imagens originais, devem ser fornecidos exemplares das imagens com quaisquer indicações (setas ou outros símbolos) que se pretendam incluir. Só serão aceites imagens originais que não tenham sido publicadas previamente.

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Cochrane Corner

Manuscrito que consiste na seleção de uma Cochrane Review recente, particularmente relevante, com o seguinte âmbito: a) destina-se a apresentar um sumário dos resultados de uma revisão sistemática ou de uma overview de revisões da Cochrane Collaboration, complementado por um comentário original dos autores; b) deve abordar uma revisão sistemática ou uma overview incluída na Cochrane Database of Systematic Reviews e/ ou na revista Evidence-Based Child Health: a Cochrane Review Journal, que já tenha sido publicada em versão inicial ou atualizada, esteja “activa” (não removida) e não seja “vazia” (sem estudos incluídos); c) o tema deve ser de âmbito pediátrico e pelo menos alguns dos estudos incluídos devem ter participantes de idade pediátrica. Este tipo de manuscrito será solicitado por convite da equipa responsável pelo Cochrane Corner, embora possa responder a solicitações externas. A sua estrutura deve incluir um título que inclua “Cochrane Corner:” e menção do tema abordado, Introdução, Resumo da revisão Cochrane (dividido em Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões) e Comentário para contextualização da evidência, eventuais limitações, aplicabilidade e implicações para a prática clínica e investigação. Não deve exceder 1.200 palavras e pode ser complementado de uma ilustração (tabela/quadro, figura). Caso se trate de uma cópia integral de uma figura ou tabela existente na revisão, as devidas autorizações de publicação devem ser asseguradas  pelos autores. Não necessita de resumo.

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Perspetiva

Artigos elaborados por convite do Conselho Editorial, embora possam ser aceites, e o grupo editorial assim incentiva, propostas e submissões. Podem cobrir uma grande diversidade de temas com interesse nos cuidados de saúde, nomeadamente: problemas atuais ou emergentes, controvérsias no âmbito da Pediatria, gestão e política de saúde, educação médica, história da medicina, ligação à sociedade, epidemiologia, entre outros. Um Autor que deseje propor um artigo desta categoria deverá remeter previamente por email ao Editor-Chefe o respetivo resumo, indicação dos autores (recomendando-se não mais de três autores) e título do artigo para avaliação. Uma vez aceite a proposta,

o artigo final deve conter no máximo 1.200 palavras (excluindo as referências e as legendas de ilustrações), uma ilustração (quadro/tabela, figura) e até 10 referências bibliográficas. Não necessita de resumo.

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Unidade de Vigilância Pediátrica

Não Seleccionado Submissões Abertas Não Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Comentário Editorial

Não Seleccionado Submissões Abertas Não Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Agradecimento aos Revisores

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Comunicado

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigo Especial

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Secções da SPP

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Saúde Infantil

Não Seleccionado Submissões Abertas Não Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Recomendações das Secções

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Reflexões

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Memória do Tempo

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Dos 0 aos 3

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Resumos das Comunicações

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Saúde dos Adolescentes

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Mesas Redondas

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Conferências

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Protocolo

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Comunicações Orais

Não Seleccionado Submissões Abertas Não Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Posters com Apresentação em Sala

Não Seleccionado Submissões Abertas Não Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Posters com Discussão

Não Seleccionado Submissões Abertas Não Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Errata

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Correspondência

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares
 

Processo de Revisão por Pares

A APP é uma revista científica funcionando na modalidade de revisão prévia dos textos submetidos ao corpo editorial por colegas peritos em anonimato mútuo (peer review).

Os manuscritos são inicialmente avaliados por membros da equipa editorial e os considerados adequados são submetidos ao parecer técnico de pelo menos dois revisores externos. A revisão é feita anonimamente, podendo os revisores propor a rejeição, aceitação sem modificações ou propor alterações de conteúdo ou de forma, condicionando a publicação do artigo às mesmas. Os pareceres da equipa editorial e dos revisores são comunicados ao(s) autor(es).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Bases de dados bibliográficos/Repositórios

A APP está /indexada/listada em:

DOAJ

Free Medical Journals

Index de Revistas Médicas Portuguesas

Latindex

RCAAP Repositório de Acesso Aberto em Portugal

Socolar

Directório Luso-Brasileiro

SherpaRomeo