Perturbação do Desenvolvimento Intelectual / Incapacidade Intelectual: Experiência de um Centro de Neurodesenvolvimento de um Hospital de Nível III

Cátia Pereira, Rosa Martins, Cláudia Bandeira de Lima, Manuela Baptista, Artur Sousa

Resumo


Introdução: A perturbação do desenvolvimento intelectual atinge 1-3% da população e representa um importante problema de saúde pública. O objetivo deste estudo foi caracterizar uma amostra de crianças com esta perturbação.

Métodos: Estudo retrospetivo e descritivo com recurso à revisão dos processos clínicos de crianças com perturbação do desenvolvimento intelectual, em seguimento num Centro de Neurodesenvolvimento de um hospital de nível III entre outubro de 2010 e dezembro de 2011.

Resultados: Foram incluídas 140 crianças; 62,9% do sexo masculino. A etiologia foi identificada em 43,6% dos casos e atribuída a doença genética em 26,4%. Quanto ao Quociente de Inteligência (QI), 45% dos casos eram ligeiros, 30% moderados e 20% graves. Havia comorbilidade em 68,6% dos casos, sendo a mais frequente a perturbação de défice de atenção / hiperatividade. A quase totalidade das crianças encontrava-se integrada em escolas de ensino regular. 

Discussão: Na nossa amostra, verifica-se um maior número de casos atribuídos a causas genéticas e casos de maior gravidade. A integração da maioria das crianças em escolas de ensino regular demonstra o esforço de inclusão escolar que tem sido feito no nosso país. A vigilância do neurodesenvolvimento nas consultas de saúde infantil e nas escolas é essencial para o diagnóstico e intervenção atempadas. São necessárias medidas que promovam a inclusão escolar e social em pleno, permitindo a estas crianças otimizar todo o seu potencial.


Palavras-chave


Criança; Crianças com Deficiência; Deficiência Intelectual; Distúrbios do Neurodesenvolvimento; Educação de Pessoa com Deficiência Intelectual; Portugal

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


 

Licença Creative Commons Desde 2011, todo o conteúdo (excepto onde indicado) está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0.