Diabetes gestacional - Otimização do controlo materno e morbilidade neonatal

Maria Gabriela Mimoso

Resumo


Introdução - A diabetes gestacional (DG) é uma das complicações médicas mais frequentes na gravidez. O diagnóstico mais precoce e o rigor do controlo metabólico é fundamental para diminuir a morbilidade perinatal.

A hiperglicémia materna ao induzir hiperglicémia fetal e consequente hiperinsulinismo, é responsável pela maioria das complicações do feto e no recém-nascido (RN).

Objetivo - Avaliar a evolução da morbilidade neonatal de filhos de mães com DG explorando as possíveis correlações entre a morbilidade neonatal e o controlo metabólico materno.

População e Métodos - Estudo observacional analítico, retrospetivo descritivo de RN de mães com DG com gravidez unifetal seguida numa Maternidade de nível III (MN3) no período de 1994 e 2013 com o recurso à informação clinica de RN e mães com DG recolhidos de um modo longitudinal sistemático e armazenada em base de dados. Analisou-se a evolução da morbi-mortalidade perinatal em três períodos, agrupados de acordo com o protocolo de diagnóstico e de terapêutica utilizado.

Resultados – Analisaram-se 2440 díades mãe-filho. Nestes 20 anos o diagnóstico de DG foi mais precoce, a administração de insulinoterapia mais frequente o que condicionou menor número de RN macrossómicos e melhoria da morbilidade neonatal. Contudo, nos últimos três anos constatámos um aumento do número de RN leves para a idade gestacional e um número superior de RN com hipoglicémia e anomalias congénitas.

Conclusão – Ao longo de vinte anos de seguimento foi possível objetivar as grandes etapas no seguimento de mulheres com DG e na morbilidade neonatal a ela associada, evidenciando o interesse da sua monitorização.


Palavras-chave


Diabetes mellitus, gravidez, macrossomia, hipoglicémia, morbilidade neonatal

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


 

Licença Creative Commons Desde 2011, todo o conteúdo (excepto onde indicado) está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0.