Hipertensão Renovascular: Casuística de uma Consulta de Nefrologia Pediátrica

Clara Gomes, Carolina Cordinhã, Carmen Carmo, Clara Gomes, António Jorge Correia

Resumo


Introdução: A hipertensão arterial em idade pediátrica é geralmente secundária e potencialmente tratável, sendo que 3%-10% desta população tem hipertensão renovascular. Este trabalho teve como objetivo avaliar as manifestações clínicas, tratamento e evolução dos doentes com este diagnóstico.

Métodos: Estudo retrospetivo descritivo dos casos de hipertensão renovascular admitidos na consulta de nefrologia pediátrica de um hospital de nível III, de janeiro de 2006 a junho de 2016.

Resultados: Incluíram-se nove doentes (seis do género masculino, idade média no diagnóstico 6,7 ± 2 anos). O diagnóstico de hipertensão arterial foi feito em contexto de cefaleias num doente, má progressão ponderal noutro, e nos sete restantes que estavam assintomáticos, em avaliação de rotina. Dois tinham patologia sistémica (neurofibromatose tipo I e arterite de Takayasu). A ecografia renal com Doppler identificou estenose da artéria renal em 88,9% dos casos e a angiografia em 100% dos oito casos em que foi realizada (estenose bilateral num doente). Em dois doentes a hipertensão arterial foi controlada farmacologicamente. Nos outros sete, por manutenção da hipertensão arterial (três com hipertensão arterial grave, apesar de quatro fármacos), realizaram-se procedimentos de revascularização (angioplastia em cinco e reimplantação da artéria em dois).
Na evolução, três colocaram stent, três complicaram com trombose da artéria renal e nefrectomia. Na última avaliação (média de seguimento de 2,8 anos), três estavam sem terapêutica anti-hipertensora.

Discussão: Salienta-se a importância da avaliação sistemática da pressão arterial na criança pois a hipertensão arterial, mesmo grave, pode ser assintomática. A hipertensão renovascular necessita, frequentemente, de vários procedimentos terapêuticos invasivos, não isentos de risco. A investigação etiológica e a intervenção precoces podem retardar a progressão da doença renal e modificar o prognóstico.


Palavras-chave


Criança; Hipertensão; Hipertensão Renovascular

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


 

Licença Creative Commons Desde 2011, todo o conteúdo (excepto onde indicado) está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0.