A Acta Pediátrica Portuguesa acelera o processo de publicação simplificando o circuito editorial dos manuscritos

Daniel Virella

Resumo


A Acta Pediátrica Portuguesa (APP), como órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), deve acompanhar a evolução do desenvolvimento da Pediatria nacional, adaptando na continuidade os princípios editoriais.

Há quatro anos, a nova equipa de direcção da APP aceitou os desafios colocados pela Direcção da SPP e, no respeito pelos princípios fundadores da revista, reestruturou os processos e estratégias editoriais. Foram definidos dois objectivos prioritários a curto prazo: a clareza e objectividade do processo editorial e a promoção da qualidade científica dos artigos publica dos. A tentativa de reconhecimento científico internacional da revista, através da indexação na Pubmed®, era um objectivo secundário, a atingir a médio prazo. As estratégias definidas passaram pela definição de circuitos explícitos de circulação dos artigos, pelo estabelecimento de critérios semiquantitativos padronizados de avaliação e pela adopção de uma atitude pedagógica face aos autores e os manuscrito.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


 

Licença Creative Commons Desde 2011, todo o conteúdo (excepto onde indicado) está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0.