Os Vómitos da Segunda-Feira: Um Caso de Alergia à Batata

Cristina Madureira, Tânia Lopes, Alexandra Fernandes, Sylvia Jacob, Alexandra Sequeira, Fernanda Carvalho

Resumo


Introdução: A prevalência da alergia alimentar tem vindo a aumentar nas últi mas décadas, afetando 4-8% da população pediátrica. O mecanismo imunológico implicado pode ser mediado por imunoglobulinas E, não mediado por imunoglobulinas E ou misto. No segundo grupo inclui-se a síndrome de enterocolite induzida por proteína alimentar. A batata, um alimento comum da dieta europeia, é um dos primeiros alimentos sólidos a ser introduzido na alimentação. Reporta-se o caso clínico de uma lactente de 5 meses com episódios recorrentes de vómitos persistentes após o almoço, à segunda-feira. Foram efetuados estudo analíti co e testes cutâneos por picada, mas apenas a prova de provocação oral confi rmou o diagnósti co de alergia não mediada por imunoglobulinas E à batata. Com a descrição deste caso, os autores pretendem realçar a importância de uma história clínica minuciosa para o diagnósti co de alergia alimentar, bem como alertar para a possibilidade de qualquer alimento com proteína poder desencadear uma reação alérgica e destacar a importância da prova de provocação oral na sua confi rmação.

Palavras-chave


Enterocolite/eti ologia; Hipersensibilidade Alimentar; Lactente; Proteínas na Dieta/efeitos adversos; Solanum tuberosum / efeitos adversos

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


 

Licença Creative Commons Desde 2011, todo o conteúdo (excepto onde indicado) está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0.