Que Fatores Levam ao Abandono de Crianças do Serviço de Urgência Antes da Observação Médica?

Rodrigo Sousa, Ana Escária, Marta Mota, Sofia Costa Lima, Paulo Oom

Resumo


Introdução: Com a exceção do tempo de espera prolongado, pouco se sabe acerca de outras possíveis causas para o abandono de doentes do serviço de urgência pediátrico antes da avaliação médica.

Métodos: Estudo caso-controlo retrospeti vo com recurso a base de dados eletrónica de doentes que recorreram ao serviço de urgência pediátrico de um hospital do grupo II durante um ano. Foram considerados como casos os doentes que após a triagem abandonaram o hospital antes da observação médica e como controlos os restantes. Foram avaliadas variáveis demográficas, temporais, relacionadas com a triagem e com o atendimento. Foi efetuada uma regressão logísti ca binária com variáveis identificadas por análise univariada para avaliação de fatores associados ao abandono.

Resultados: Durante o período de estudo foram inscritos 55 383 doentes, dos quais 280 (0,5%) abandonaram o serviço de urgência. A regressão logísti ca binária após ajuste para o tempo de espera demonstrou que a cor azul da triagem (odds rati o = 2,80; intervalo de confi ança 95% = 1,15-6,83) e a admissão no serviço de urgência entre as 16 e as 24 horas (odds rati o =1,75; intervalo de confi ança 95% = 1,29-2,37) encontravam-se associados a um maior risco de abandono. A cor amarela na triagem (odds rati o = 0,46; intervalo de confi ança 95% = 0,27-0,80) encontrava-se associada a um menor risco de abandono.

Discussão: O presente estudo confi rmou o papel do tempo de espera como principal fator preditor de abandono do serviço de urgência antes da observação médica. No entanto, outros fatores como a gravidade clínica ou o horário de recurso ao serviço de urgência mostraram também ter importância, realçando o caráter multi fatorial dessa decisão por parte dos pais.


Palavras-chave


Abandono de Doente; Criança; Hospital Pediátrico; Serviço Hospitalar de Emergência/estatí sti ca & dados numéricos; Tempo de Espera; Triagem

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


 

Licença Creative Commons Desde 2011, todo o conteúdo (excepto onde indicado) está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0.