Sarcoidose ou Tuberculose? Dificuldades no Diagnóstico

Ana Catarina Guerra, Margarida Ramos, Flora Candeias, Maria João Brito

Resumo


A sarcoidose é uma doença multissistémica rara caracterizada por granulomas não caseosos. A clínica e os testes diagnósticos são pouco sensíveis e específicos, dificultando o diagnóstico diferencial, particularmente com a tuberculose.

Rapaz de 17 anos com nódulos cutâneos dolorosos, astenia, hipersudorese e uveíte recorrente com 2 anos de evolução. Apresentava teste de Mantoux e IGRA positivos, anemia e VS elevadas, hipergamaglobulinémia, lisozima e ECA elevadas. TAC torácica com opacidades micronodulares centrilobulares, gânglios mediastínicos e hilares calcificados e broncofibroscopia e teste de difusão CO normais. A biópsia de nódulo cutâneo revelou paniculite septolobular. A cintigrafia das glândulas lacrimal e salivar sugeriu sarcoidose. Não se podendo excluir tuberculose concomitante iniciou antibacilares e posteriormente prednisolona e metotrexato. Após 6 meses verificou-se remissão clinica e normalização dos exames laboratoriais.

Este caso mostra as dificuldades do diagnóstico de sarcoidose e tuberculose na ausência dos achados microbiológicos e histológicos típicos e a possibilidade da coexistência destas entidades.

Palavras-chave


Adolescente; Diagnóstico Diferencial; Sarcoidose/diagnóstico; Tuberculose/diagnóstico

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


 

Licença Creative Commons Desde 2011, todo o conteúdo (excepto onde indicado) está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0.