Mielite Transversa Associada a Infecção por Mycoplasma Pneumoniae: Caso Clínico

  • Paulo Guimarães
  • Fernanda Teixeira
  • Maria José Oliveira
  • Teresa Temudo
  • Gomes da Costa

Abstract

Mycoplasma pneumoniae é um agente infeccioso frequentemente implicado em infecções respiratórias em crianças e adolescentes.

Complicações não respiratórias podem ocorrer, nomeadamente mucocutâneas, cardíacas, articulares, hematológicas e neurológicas, entre as quais a mielite transversa. Esta é uma entidade relativamente rara em idade pediátrica, embora potencialmente grave. Apesar da sua patogenia ser desconhecida, tem sido associada a infecção (nomeadamente vírica ou por micoplasma), lupus eritematoso disseminado ou imunização prévia.

Os autores apresentam o caso clínico dum rapaz de 10 anos, que após uma infecção respiratória apresentou paraparésia flácida com nível sensitivo medular. Perante a apresentação clínica e as alterações verificadas na ressonância magnética nuclear da medula espinhal, foi diagnosticada uma mielite transversa. A sua associação com infecção por M. pneumoniae foi baseada na clínica e na detecção de anticorpos específicos no sangue e no líquor. Após tratamento com dexametasona e fisioterapia, verificou-se uma recuperação quase completa.

Consideramos relevante a apresentação deste caso para alertar os Pediatras para a associação de sintomatologia severa aguda do sistema nervoso central e infecção por M. Pneumoniae.

Downloads

Download data is not yet available.
Section
Case reports

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>