Morbilidade e Mortalidade em Grandes Prematuros: Leves Versus Adequados para a Idade Gestacional

  • Catarina Neves Serviço de Neonatologia B, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE, Coimbra, Portugal
  • Sofia Morais Serviço de Neonatologia B, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE, Coimbra, Portugal
  • Gabriela Mimoso Serviço de Neonatologia B, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE, Coimbra, Portugal

Abstract

Introdução: A influência de nascer leve para a idade gestacional sobre a morbilidade e mortalidade permanece controversa. O objetivo deste estudo foi avaliar a morbilidade e mortalidade dos recém-nascidos com idade gestacional inferior a 32 semanas comparando os leves com os de peso adequado à idade gestacional.

Métodos: Estudo retrospetivo analítico dos processos clínicos de recém-nascidos com idade gestacional inferior 32 semanas internados, num período de 10 anos, na unidade de cuidados intensivos neonatais duma maternidade de nível III. Foram excluídos gémeos, recém-nascidos com anomalias congénitas graves e recém-nascidos grandes para a idade gestacional.
Adotaram-se as curvas de Fenton, considerando-se ser leves para a idade gestacional se percentil do peso de nascimento inferior a 10, adequados para a idade gestacional se percentil entre 10 e 90 e grandes para a idade gestacional se percentil superior a 90.
Análise estatística através do SPSS17 com significância para p<0,05.

Resultados: Foram incluídos 282 recém-nascidos, tendo sido classificados como leves para a idade gestacional 34 (12,1%). Nestes ocorreram significativamente maior número de nascimentos na nossa maternidade (p = 0,020), partos por cesariana (p < 0,001) e partos induzidos (p < 0,001). Ao primeiro minuto o índice de Apgar foi inferior (p = 0,003), não havendo diferenças ao quinto e 10º minutos. Os adequados à idade gestacional tiveram uma maior incidência de hemorragia peri-intraventricular (p = 0,028). Não houve diferenças estatisticamente significativas nos restantes parâmetros de morbilidade avaliados e na mortalidade.
Discussão: Nesta série de recém-nascidos grandes prematuros, ser leve para a idade gestacional não representou maior risco de morbilidade e mortalidade significativa.

Published
2018-01-22
Section
Original articles